fbpx






11 de março de 2019

Sempre falamos aqui no blog sobre dicas de maquiagem, cabelos ou mesmo roupas que estão em alta. Demos ainda algumas orientações sobre o uso do Pinterest, por trás de todas essas atividades estão profissionais do mercado de moda que está expandindo a cada ano que passa.

Evolução do mercado de moda no Brasil

Mesmo diante da crise que afetou diversos países e não foi diferente no Brasil, o setor da moda teve um salto com a expansão do comércio eletrônico, surgimento de diversos cursos universitários e movimenta bilhões de reais em investimentos, salários e eventos.

Evolução do Mercado de Moda no Brasil

O Brasil é hoje palco de um dos principais eventos do setor, o São Paulo Fashion Week, ampliando também as exigências de profissionalização daqueles que desejam trabalhar com moda, beleza e outros assuntos relacionados ao segmento.

Vale destacar ainda que o setor da moda é o segundo maior empregador da indústria de transformação no país. O Brasil também é muito favorecido por ser considerado a última cadeia têxtil completa do Ocidente, que conta com uma produção integral de produtos utilizados nesse segmento, que vai desde a produção das fibras, plantação de algodão, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo.

Principais atividades profissionais do mercado de moda

O mercado da moda vai além das marcas de roupa existentes no Brasil. Ele também engloba áreas como figurino de teatro, cinema, TV, produção de moda e criação artística, sem esquecer do jornalismo de moda, incluindo aqui os blogs, como é o nosso caso com o Carol do Blog, sites e redes sociais que geram valores milionários para os envolvidos.

As atividades vão desde estilistas, costureiras, figurinistas, designer, cabeleireiros, profissionais de beleza, jornalistas especializados, influenciadores e empreendedores.

Evolução do mercado de moda no Brasil

O mercado educacional do setor também expandiu bastante nos últimos anos. A Universidade Anhembi Morumbi, uma das pioneiras no setor, tem hoje o melhor curso universitário de moda do Brasil, de acordo com levantamento do jornal Folha de São Paulo. Outras instituições como USP e Senac também foram lembradas.

O mercado de moda também é considerado como uma das principais apostas de empreendedorismo em 2019, isso porque, com as oportunidades econômicas no setor, cada vez mais pessoas têm lançado negócios relacionados à moda e beleza. Sejam inovações em vestuários e acessórios, ou ainda, na produção de tecidos e tendências sustentáveis.

Um aspecto importante que impulsiona o mercado de moda no Brasil e no mundo é o avanço da tecnologia e o aumento significativo de usuários online. Além de criar novas oportunidades de divulgação e exposição de produtos, as vendas online já fazem parte do cotidiano do brasileiro. Nunca foi tão fácil vender ou adquirir um bem pela internet e o setor da moda tem se aproveitado dessa ferramenta para expandir seus negócios.

Principais desafios do mercado de moda

O grande desafio do setor de moda online é padronizar os tamanhos de roupas, calçados e acessórios. Se você tem alguma ideia neste sentido, tenha certeza que o mercado está bem receptivo.

Mas, para quem tem interesse no setor da moda, no entanto, é bom lembrar que esse mercado exige muito preparo e dedicação. Embora em crescimento econômico, o segmento é dependente ainda de uma mão de obra não qualificada.

Evolução do mercado de moda no Brasil

Os profissionais que atuam no mercado de moda precisam constantemente de atualização a respeito dos processos de criação e produção e devem ainda ficar atentos ao que acontece em Milão e Nova York, cidades que criam tendências e inovam com muita frequência.

Os interessados no mercado de moda devem estar atentos não só às tendências de cores e tecidos, mas também nas mudanças pelas quais o mundo passa. Um exemplo disso são linhas de cosméticos e vestuários veganos, totalmente isentos de material ou contato animal.

Se você gosta de moda ou se interessa pelo crescimento de novos setores da economia do país, mas ainda não definiu qual área que irá se profissionalizar, leia aqui esse artigo que tem algumas dicas que ajudam a escolher a sua profissão.

Evolução do mercado de moda no Brasil

Uma coisa é certa, seja para trabalhar com Pinterest, como fotógrafo, maquiador, assistente de produção, modelo ou qualquer uma das atividades que o mercado de moda proporciona, você precisará se atualizar constantemente.

Você já exerce alguma atividade profissional no setor ou teve alguma experiência? Conte pra gente. Se você investe no segmento de moda, qual tem sido a maior dificuldade encontrada?

(Visited 15 times, 1 visits today)
Compartilhe o post: 0 comentários

  • SPFW: Diversidade na Semana de Moda
  • Ombro a ombro: Plus Size também pode
  • Vitrine de Profissões: Personal Organizer
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: